segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Potes quentes de chocolate (Chocohotopots)

Isso sim é uma verdadeira overdose de chocolate. Além de ser incrível, essa receita é gostosa, mas tão gostosa que você perde até o rumo de casa, hehehe! Primeiro porque é uma moleza de fazer e outra porque come-se de joelhos! Ahhh, boa demais!!!! Um Petit Gateau no potinho.
Achei essa delícia no Chocolatria, blog na prendadíssima Simone. Confesso que fiquei maluquete pra fazer e experimentar. A receita original é da Nigella, que é campeã para essas receitinhas gostosas e nada lights, hehehe...
Meninas, vale a pena!
Você vai precisar de:
125 gramas de manteiga
150 gramas de açúcar
3 colheres (sopa)de farinha de trigo
2 ovos
150 gramas de chocolate meio amargo

Pré-aqueça o forno.
Misture os ovos com o açúcar e a farinha de trigo. Mexa tudo muito bem até obter um creminho levemente esbranquiçado. Derreta o chocolate com a manteiga e adicione à mistura acima.
Distribua o creme em quatro potinhos (ramequins) untados com manteiga.
Leve ao forno médio por cerca de 15 minutos. O tempo de preparo vai variar de acordo com o forno. O meu ficou pronto em exatos 13 minutos. Quando o topo rachar, está no ponto!
Por fora uma caquinha bem gostosa, e dentro puro creme de chocolate.
Nhammmmm!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Risoto de tomate seco com mussarela de búfala

Confesso que demorei meses, meses e meses para me arriscar a preparar risotos. Para mim era uma coisa de outro mundo, complicada demais, que exigia muita técnica, enfim, me dava preguiça só de pensar nisso tudo, hehehe.
Bom, o fato é que um dia resolvi testar. Comprei todos os ingredientes que um livro de receitas antigo lá de casa pedia. Até o caldo caseiro fiz (uma evolução tamanha pra quem não queria nada! kkk). E não é o que o negócio deu certo. Depois do primeiro, não parei mais. Como a base é praticamente a mesma, fui variando só nos sabores. Hoje é uma das comidas que mais gosto de fazer e que o maridão adora também.
Esse de tomate seco com mussarela de búfala é um dos meus prediletos e divido a receitinha com vocês.
É molezinha!
Primeiro prepare o caldo de legumes. Muita gente utiliza os caldos em tablete. Também servem, mas o sabor não fica o mesmo do caldo caseiro. Mas se bater aquela preguiça de preparar o caldo, não desista e faça mesmo assim. É só dissolver um cubinho em 2 litros de água, ok?!
Para o caldo de legumes caseiro usei:
2 litros de água
2 talos de salsão picados
1 cenoura grande picada
2 talos de alho-poró
2 cebolas grandes
1/4 de xícara de vinho branco
sal à gosto
Ferva a água e adicione todos os ingredientes. Deixe no fogo médio por cerca de 30 minutos. Coe e reserve o caldo, mantendo ele no fogo, pois será usado quente para cozinhar o risoto.

Para o risoto
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
2 litros de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) manteiga
1 cebola bem picadinha
4 colheres (sopa) tomate seco picado
10 bolinhas de mussarela de búfala cortadas ao meio
1 colher (sopa) de manteiga para finalizar
Derreta a manteiga e acrescente a cebola. Deixe refogar bem, até muchar. Adicione o arroz e misture. Acrescente o vinho tinto e deixe evaporar completamente (sobe um cheirinho tão bom nessa hora! hehehe). Vá acrescentando, concha a concha o caldo de legumes, mexendo vigorosamente e deixando secar quase que completamente antes de adicionar a próxima concha de caldo. Isso leva cerca de 15, 20 minutos no máximo. Não pare de mexer, ok?!
Assim que o arroz estiver al dente, desligue o foto e acrescente o tomate seco e a mussarela de búfala. Misture e finalize com a manteiga.
Decore com umas folhinhas de manjericão e ataque, porque fica bom demais!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Frango ao molho de vinho branco

A foto não está lá muito boa. Parece mais um strogonoff, sei lá...hehehe. Mas eu garanto que o sabor, nham, nham, é bom!!! :)
Esse molho é bem fácil de fazer e o vinho deixa um saborzinho muito gostoso, leve. Vale a pena. Uma dica prática e rápida pra quem tem um peito de frango dando sopa na geladeira, como eu!
Usei:
1/2 kg de peito de frango cortado em cubos ou tirinhas (como preferir)
1 cebola bem picadinha
Azeite
sal e pimenta-do-reino à gosto
Tempere o frango com sal e pimenta-do-reino.
Frite a cebola no azeite. Junte o frango e refogue até ficar cozido e bem douradinho. Reserve.

Na mesma panela, faça o molho.

1/2 xícara (chá) de vinho branco
1 xícara (chá) de caldo de frango
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 caixinha de creme de leite

Despeje na panela o caldo de frango (reserve uns dois dedos para dissolver a farinha de trigo) e o vinho branco. Misture e deixe ferve por uns 3 minutinhos para evaporar um pouco. Adicione a farinha e mexa até engrossar. Acerte o sal, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Jogue sobre o frango reservado.
Servi com arroz branco e uma salada.
Espero que gostem!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Quiche de queijo


Segue uma receitinha fácil fácil para os amantes de queijo e de quiche, como eu! hehehe... Para enfiar ainda mais o pé na jaca, finalizei a belezura com catupiry... delícia!
Acompanhado de uma saladinha verde, não precisa de mais nada!

Ingredientes da massa:
2 xíc (chá) farinha de trigo
150 gr de manteiga (de preferência sem sal)
1 colher (sopa) de água (se necessário para dar liga)
sal à gosto

Numa tigela misture a farinha, a manteiga e o sal. Amasse bem com a ponta dos dedos até que fique bem homogênio. Se precisar, acrescente a água. Geralmente, para a quantidade de manteiga que vai, não é necessário mas.... deixe a colher lá de prontidão!
Envolva a massa num papel filme ou saco plástico e leve à geladeira para descansar por cerca de 30 minutos.
Passado o tempo, abra a massa numa superfície enfarinhada e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Com um garfo, faça furos na base da massa e leve ao forno pré-aquecido por cerca de 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o recheio.

Fiz assim:
3 ovos
200 ml de creme de leite
200 gr de mussarela ralada
100 gr de requeijão cremoso
noz moscada
sal

Misture os ovos, o creme de leite e a mussarela ralada. Acerte o sal e acrescente a noz moscada. Despeje a mistura sobre a massa. Finalize com o requeijão cremoso (vai ficar um gratinado bom demais!) e leve a quiche novamente ao forno por cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Arroz Chairie

Esse arroz é de origem árabe, bem gostoso e muito, mas muito fácil de fazer. A receitinha vem da minha sogra! Vale a pena! :)




Vamos lá:

2 xícaras (chá) de arroz branco
2 ninhos de macarrão cabelo de anjo
2 colheres (sopa) manteiga
4 xícaras (chá) água fervente
sal à gosto


Numa panela, derreta a manteiga. Quebre bem os ninhos de macarrão, até ficarem em pedacinhos, esmigalhados mesmo. Deixe fritar na manteiga, mexendo sempre e tomando cuidado para não queimar. Assim que estiver bem douradinho (esse processo é rápido), acrescente o arroz e deixe refogar mais um pouco. Acerte o sal e adicione a água fervente.
Assim que a água começar a secar, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe por mais ou menos 5 minutos. Desligue e sirva a seguir. Ele fica soltinho, muito bom.
Não vai praticamente nada de tempero, mas é incrivelmente saboroso!

sábado, 19 de setembro de 2009

Creme de Papaya

Eu simplesmente aaaaamo mamão (depois de abobrinha, claro! kkkk). Aí está uma coisa que realmente não consigo ficar sem... doida né, rs... Mas gosto mesmo!
Bem, por essa minha fascinação pela frutinha, fico meio paranóica de ficar sem mamão em casa, hehehe, o que me faz ter um verdadeiro estoque na fruteira. Consequentemente, como não sou uma máquina devoradora de papaya, alguns acabam ficando a ponto de estragar. Quer dizer, quase estragar. Nesse caso eles viram um espetacular Creme de Papaya (assim consigo fazer o marido comer um pouco de fruta também... bem, desse jeito é fácil né...)
Fiz assim:
1 mamão papaya grande
3 bolas de sorvete de creme
Bata tudo no liquidificador. Distribua em taças e regue com licor de cassis.
Como não tinha o licor, foi sem mesmo. Ficou igualmente bom!

sábado, 12 de setembro de 2009

Panqueca de carne gratinada

Para termimar bem a semana...
Jantarzinho prático e gostoso.

Para a massa da panqueca:

1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de leite
2 ovos
sal e queijo parmesão ralado à gosto

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma pequena quantidade da mistura, formando discos. Deixe a massa cozinhar por alguns minutos, de ambos os lados, e reserve. Faça isso até acabar a massa.
Por aqui rendeu cerca de 10 discos, mas se você fizer mais fininha ainda, o rendimento é maior.

Para a carne moída

500g de carne moída (usei patinho)
1 cebola picada
3 dentes de alho
1 tomate picado, sem pele e sem semente
sal à gosto
azeite

Refogue a cebola e o alho no azeite. Acrescente o tomate e deixe fritar um pouquinho. Adicione a carne, acerte o sal e refogue por uns 20 minutos, mais ou menos.
Deixei ela bem sequinha para não molhar demais as panquecas. Porém, o tomate deixa a carne mais suculenta um pouco. Deu pra entender??? rsrs

Para o molho Bechamél

2 colheres de sopa de manteiga
1 cebola ralada
2 xícara de leite (usei desnatado)
1 xícara (chá) de creme de leite fresco (se não tiver, o de caixinha já quebra o galho)
1 colher de sopa (aproximadamente) de farinha de trigo
noz moscada ralada à gosto
sal

Derreta a manteiga e adicione a cebola ralada, deixando refogar até ficar transparente quase. Reserve um pouquinho só do leite e dissolva a farinha de trigo. Coloque o restante do leite na panela. Assim que ferver, coloque a mistura com a farinha, mexendo sempre até engrossar. Por fim, acrescente o creme de leite, acerte o sal e salpique noz moscada ralada, na hora. Minha amiga, isso levanta um cheiro sensacional!!!!
Reserve

Para a montagem
Recheie cada disco com a carne moída e enrole. Distribua as panquecas numa travessa, jogue o molho bechamél por cima e salpique com queijo parmesão. Leve ao forno por cerca de 20 minutos para gratinar.




sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Simples e delicioso...

Já que o marido não veio comer em casa, não queria ficar na cozinha para preparar algo complexo demais só para mim. Como a fome também não era grande, fiz o que tinha na geladeira, com ingredientes simples, mas incríveis para o meu paladar... Era exatamente o que estava precisando.
Tinha uma beringela na geladeira me olhando há dias, avisando que iria estragar se não fosse utilizada. Ok, ok, decidi que não iria jogar a pobrezinha no lixo. Foi aí que meu ilustríssimo amigo George Foreman me ajudou. Grelhamos suculentas rodelas de beringela, assim, sem nada mesmo, só ela, sequinha. A melhor parte ficaria por conta dos temperos que envolveriam essa beleza. Azeites Carbonell recém-chegados da Espanha, trazidos pelo sogro e pela sogra. Presentão dos meus queridos!!! Um azeitinho de cada sabor...e que sabor...
Temperei uma rodela com cada um dos azeites. Delícia! Bastou um salzinho e a festa estava armada.
Uma comidinha leve como pedia o dia, gostosa como eu queria. De sobremesa uma taça deliciosa de gelatina de morango, acompanhado com os próprios.
Fica aí uma dica de jantar simples, bem gostoso e saudável. Ah, não que esse bolo de chocolate aí embaixo também não seja, hehehe... Cada um deles com suas vantagens! :)


quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bolo de Chocolate sensacional!


É, apesar de tudo, minha primeira receita não foi com abobrinhas. Humm, é, talvez não seja assim o alimento maaaaais gostoso... ah, chocolate é chocolate. Fica difícil até para as abobrinhas. Não dá pra competir. Enfim, vamos ao bolo.
Essa é uma daquelas receitas antigas...beeem antigas. Foi achada em um papel amarelinho, dentro da pasta de receitas que ERA da minha mãe, rs, escrita à mão (sabe Deus por quem)... bom, resolvi testar a "velharia"e.... nooooossa, incrível!Esse bolo é muito gostoso, macio, úmido e com uma caldinha básica por cima, o que o torna ainda mais sensacional... perfeito!

BOLO DE CHOCOLATE

Ingredientes:

3 gemas
3 claras em neve
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xíc. (chá) de amido de milho
1 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 xíc. (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 xíc. (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para a calda

1/2 xíc. (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xíc. (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha (opcional)

Preparo:

Primeiramente, passe pela peneira todos os ingredientes secos. Reserve.
Bata as gemas com a manteiga e o açúcar até obter um creme bem clarinho. Sem parar de bater, acrecente aos poucos os demais ingredientes secos, alternando com o leite. Deslique a batedeira e misture delicadamente as claras em neve.
Despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno, a mais ou menos 180ºC, por aproximadamente 40 minutos. Desenforme ainda quente.

Para a calda, leve ao fogo todos os ingredientes, exceto a baunilha.
Misture bem e deixe ferver por cerca de 2 minutos, até engrossar um pouco. Retire do fogo, acrescente a baunilha e despeje sobre o bolo.
Se quiser, enfeite com chocolate ralado/picado ou deixe sem nada mesmo. É muito bom do mesmo jeito!

Demorou, mas chegou!

Sim!!! Finalmente o que era só uma idéia da minha cabeça virou efetivamente um blog. E estou bem feliz por isso! :)
O título deste blog já diz tudo sobre o que acontece diariamente na kitchen lá de casa e sobre esta aprendiz de cozinha que aqui escreve.
Abobrinha é sem dúvida um dos meus alimentos prediletos. Arrisco a dizer que até compete com o chocolate (uiiii, será?!), mas é sim uma comidinha bem gostosa pra mim. Além do mais, cozinho e falo muitas abobrinhas também, o que novamente faz sentido no nome desse cantinho.
Bem, bem, bem, abobrinhas à parte, posso dizer que desvendar novos sabores, testar novas receitas, recuperar as antigas, sofisticar o trivial e amar cada dia mais cozinhar, é uma verdadeira descoberta e que estou curtindo muito. O Marido que o diga, já que é a cobaia oficial de praticamente todas as minhas aventuras gastronômicas (apesar de odiar abobrinhas).
Tentarei manter nosso blog o mais atualizado possível.
Sejam bem-vindos, mandem sugestões, falem abobrinhas e aproveitem!