sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Risoto de tomate seco com mussarela de búfala

Confesso que demorei meses, meses e meses para me arriscar a preparar risotos. Para mim era uma coisa de outro mundo, complicada demais, que exigia muita técnica, enfim, me dava preguiça só de pensar nisso tudo, hehehe.
Bom, o fato é que um dia resolvi testar. Comprei todos os ingredientes que um livro de receitas antigo lá de casa pedia. Até o caldo caseiro fiz (uma evolução tamanha pra quem não queria nada! kkk). E não é o que o negócio deu certo. Depois do primeiro, não parei mais. Como a base é praticamente a mesma, fui variando só nos sabores. Hoje é uma das comidas que mais gosto de fazer e que o maridão adora também.
Esse de tomate seco com mussarela de búfala é um dos meus prediletos e divido a receitinha com vocês.
É molezinha!
Primeiro prepare o caldo de legumes. Muita gente utiliza os caldos em tablete. Também servem, mas o sabor não fica o mesmo do caldo caseiro. Mas se bater aquela preguiça de preparar o caldo, não desista e faça mesmo assim. É só dissolver um cubinho em 2 litros de água, ok?!
Para o caldo de legumes caseiro usei:
2 litros de água
2 talos de salsão picados
1 cenoura grande picada
2 talos de alho-poró
2 cebolas grandes
1/4 de xícara de vinho branco
sal à gosto
Ferva a água e adicione todos os ingredientes. Deixe no fogo médio por cerca de 30 minutos. Coe e reserve o caldo, mantendo ele no fogo, pois será usado quente para cozinhar o risoto.

Para o risoto
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
2 litros de caldo de legumes
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 colheres (sopa) manteiga
1 cebola bem picadinha
4 colheres (sopa) tomate seco picado
10 bolinhas de mussarela de búfala cortadas ao meio
1 colher (sopa) de manteiga para finalizar
Derreta a manteiga e acrescente a cebola. Deixe refogar bem, até muchar. Adicione o arroz e misture. Acrescente o vinho tinto e deixe evaporar completamente (sobe um cheirinho tão bom nessa hora! hehehe). Vá acrescentando, concha a concha o caldo de legumes, mexendo vigorosamente e deixando secar quase que completamente antes de adicionar a próxima concha de caldo. Isso leva cerca de 15, 20 minutos no máximo. Não pare de mexer, ok?!
Assim que o arroz estiver al dente, desligue o foto e acrescente o tomate seco e a mussarela de búfala. Misture e finalize com a manteiga.
Decore com umas folhinhas de manjericão e ataque, porque fica bom demais!

7 comentários:

  1. Hum... Adoroooooooooooooooooo... No meu blog tem um risoto de tomate seco da uma olhada lá! Bjinhos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Adoro risoto!
    Eu faço sempre em casa e até com arroz comum fica bom!
    Beijos
    fla

    ResponderExcluir
  3. Oi, Thais,
    O negócio tá bom demais aqui; é banquete todo dia! O povo lá de casa também ama risotos e eu nem sei porque não postei ainda um, já que até as fotos eu tenho faz tempo. Esse seu, com um caldo de legumes com tanta coisa boa (e ainda com mussarela de búfala), deve ter ficado uma delícia.
    beijinho e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. risoto..é tudo de bom mesmo..eu amo fazer..amo inventar..o seu tá lindo..amei sua visita..vou ti linkar..para voltar mais aqui..bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais! Descobri seu blog lá nos comentários do Panelaterapia - de quem sou fãzoca! Adorei seu cantinho! Sabe que também tinha "risotofobia"? Haha... Demorei muito para fazer o primeiro, mas depois foi um atrás do outro! Aliás, há pouco estreei meu cantinho e ainda nem postei meu primeiro risoto... Se puder, faça uma visita www.mariapirao.blogspot.com !
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi linda...to passando aqui pra dar um oi!!
    Sabe que eu fui pra Johanesburgo e lembrei que lá as frutas são saborosas como no Brasil (aqui não são muito boas) e ai comprei os papaias pra fazer creme de cassis....coloquei na mala mas chegaram bonitinhos...rsrs
    saudades amiga! vontade de te dar um beijããooo

    ResponderExcluir